TUCURUÍ

INFORMAÇÕES GERAIS DA CIDADE DE TUCURUÍ

   

    PAGINA INICIAL

    TUCURUÍ

    DADOS DA CIDADE

    HISTÓRIA DA CIDADE

    BAIRROS DA CIDADE

    CULTURA DA CIDADE

    MAPA DA CIDADE

    AGENCIAS DE VIAGEM

    AONDE IR

   BALADAS E EVENTOS

    BARES E RESTAURANTES

    CALENDÁRIO DE EVENTOS

    EDUCAÇÃO

    ESTRADA DE FERRO

    FALE CONOSCO

    FOTO SHOW DA CIDADE   

    GUIA DE COMPRAS

    HOTÉIS

    INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

    LINKS

    LAGO DE TUCURUÍ  

    MEIO AMBIENTE

    PRAIAS

    RIO TOCANTINS

    TELEFONES IMPORTANTES

    VILA PERMANENTE

 

    HIDRELÉTRICA TUCURUÍ

    COMO FUNCIONA A USINA

    VERTEDOURO

    A CONSTRUÇÃO DA USINA

    GERAÇÃO E CONSERVAÇÃO

    ECLUSA  

VISITA A USINA HIDRELÉTRICA

AS VISITAS DEVEM SER AGENDADAS PREVIAMENTE PELOS TELEFONES 94-3778 2522 OU 3778 2527 OU PESSOALMENTE NO CENTRO CULTURAL DA ELETRONORTE NO CENTRO COMERCIAL DA VILA PERMANENTE, AS VISITAS ACONTECEM DE SEGUNDA A SÁBADO, SE DIVIDEM EM TRÊS TIPOS DE VISITAS, SÃO GRÁTIS E FEITAS NOS VEÍCULOS DA ELETRONORTE, TENDO PRIORIDADE PESSOAS EM TRANSITO NA CIDADE.

 

NOSSA MISSÃO

Divulgar informações diversas sobre a cidade de Tucuruí e a Região e conseqüentemente permitir que todos possam acessar de forma democrática e universal essas informações.

 

NOSSA VISÃO

Ser o melhor site no ambiente web da Região e divulgar a cidade de Tucuruí

 

NOSSOS VALORES

Criatividade, ética, comprometimento e foco nos habitantes da Região.

 

CRÉDITOS

Os textos e fotos deste web site, exceto quando mencionado em contrário são de nossa propriedade. Embora as informações sejam obtidas de fontes seguras não garantimos a exatidão ou a integridade das mesmas, nosso site utiliza material colhido na cidade, publicado na imprensa nacional além de conteúdo encontrado na própria web. Por esse material tornar-se publico mantemos todos os créditos dos autores originais. Caso seja encontrado algum material não autorizado nos comprometemos a retira-los imediatamente, ou caso permitido garantimos a publicação dos créditos de seus autores.

 

 

 

VISITANTES

 

Este site é um espaço aberto e democrático, se estiver de acordo com nossa missão mande suas fotos, comentários e sugestões para publicarmos.

 

 

 

NAVEGUE

SITES E BLOGS DA REGIÃO

CIDADE DE TUCURUI

MIGUEL RODRIGUES

FOLHA DE TUCURUI

DRA EDILEUZA

TUC NA BALADA

BANDA VINIL LARANJA

BANDA GRANELL

SITES DE BUSCA

FOFOCAS

SAÚDE

MULHER

HUMOR

CULINÁRIA

ESPORTE

PORTAL DE NOTICIAS

 

DIVERSOS

           loterias ÚLTIMOS RESULTADOS

INDEPENDENTE DE TUCURUÍ

 

Assista em Tucuruí TV Nazaré no canal 39 UHF

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DADOS DA CIDADE  HISTÓRIA DA CIDADE  BAIRROS  CULTURA  MAPAS DA CIDADE


Lei de criação da cidade de Tucuruí: 63, de 31 março de 1947, publicada no Diário Oficial em 18 de janeiro de 1948. Tucuruí foi desmembrado de Baião com os seguintes limites: municípios de Araticu, Baião, Mojú, do Capim e Itupiranga.


GALERIA DE FOTOS DA CIDADE DE TUCURUÍ

Aspectos Urbanos: Nos últimos anos, Tucuruí vem passando por profundas e radicais mudanças nos seus aspectos urbanos, mudanças estas que impuseram a cidade de Tucuruí e a Vila Permanente, uma nova aparência e, consequentemente, proporcionarão uma melhor qualidade de vida a sua população, com a pavimentação asfáltica da maioria das ruas, recuperação e jardinagem das praças e o cuidado com a limpeza pública, além das constantes melhorias dos serviços básicos como: saúde, educação, água e esgotos, e outros, tem tornado a cidade muito mais humana e bonita.

   Quanto ao espaço físico, Tucuruí por estar implantada a margem do rio Tocantins, isso favorece que a estrutura urbana conserve seus aspectos característicos, mesmo após a expansão da cidade, que aconteceu com o advento da construção da hidrelétrica. Por ter dois igarapés atravessando o espaço urbano, tal fato ocasionou algumas deformidades das quadras, principalmente as de moradias, já as comerciais são caracterizadas por se situarem, não a margem do rio, e sim, no centro. Residenciais, industriais e áreas recreativas estão distribuídas por toda cidade. O sistema viário é formado por largas avenidas, várias ruas e travessas, com a maioria das vias sendo dotadas de iluminação pública. No total a cidade de Tucuruí possui 25 (vinte e cinco) bairros e 12 (doze) áreas de ocupação ou invasões, sendo os principais bairros existentes na cidade: Alto Alegre, Bela Vista, Centro, Cohab, Colinas, Getat, Jardim Colorado, Jardim das Flores, Jardim Marilucy, Jaqueira, Jardim Paraíso, Loteamento Carajás, Loteamento Luz e Liberdade, Loteamento Nova Conquista, Mangal, Matinha, Nova Tucuruí, Paravoá, Pimental, Santa Isabel, Santa Mônica, São Francisco, São Benedito, Terra Prometida, Vila Nery, Vila Pioneira. As principais praças são: Praça do Rotary, Praça Jarbas Passarinho, Praça da Bica, Praça da Bandeira entre outras.

   Sistema de Abastecimento de Água: A empresa responsável (autarquia municipal) pelo abastecimento de água em Tucuruí é a NOSSA ÁGUA, com endereço da sede administrativa na Rua Benevides, Quadra 15, n°. 29 – Jardim Marilucy. O horário de funcionamento do escritório é de 08:00 as 12:00 e de 14:00 as 17:30 horas, e tem como funcionários: 01 diretor superintendente, 02 diretores de departamento, 02 chefes de setores , 05 funcionários de escritório e 35 funcionários de campo e E.T.As’. O fornecimento de água para a população é de 24 horas com rodízios de bairros abastecidos. O número estimado de ligações é de 30.000, que recebem o abastecimento de água filtrada e clorada dos Igarapés Santos e Santana coletadas através de barramento. Na cidade de Tucuruí são feitas 30 novas ligações ao mês. Na Vila Permanente todos os moradores dispõem de abastecimento de água, retirada do Lago da barragem da UHE Tucuruí e distribuída após passar por um rigoroso tratamento. Esse sistema beneficia 1.450 residências.

   Esgotos e Águas Fluviais: A maioria das residências em Tucuruí não possui ligação de esgotos sanitários, possuindo tão somente fossas sépticas.

   Sistema de Energia Elétrica: O fornecimento de energia elétrica no município de Tucuruí é realizado pela Eletronorte, e a distribuição aos consumidores fica a cargo do Grupo Rede Celpa, com endereço a Rua Santo Antônio, S/Nº - Bairro Mangal, telefone (94) 3787-1149, o escritório atende de segunda a sexta-feira no horário de 09:00 as 15:00 horas e conta com 02 atendentes de público, 2 equipes de 24 horas e 06 nos trabalhos de rua. Na Vila Permanente, destinada as residências dos funcionários da ELETRONORTE e demais trabalhadores de outros órgãos públicos e privados. A distribuição da energia fica por conta da própria empresa ELETRONORTE.

   Sistema de Comunicação:

   Correios e Telégrafos: A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos possui uma agência em Tucuruí, situada a Rua Dom Cornélio Vermans, nº. 309 – Santa Isabel, telefone: (94) 3787-1917, possui ainda uma franquia no Centro Comercial da Vila Permanente. O horário de funcionamento da agência é de 09:00 as 17:00 horas de segunda a sexta-feira. Trabalham no total 16 (dezesseis) funcionários, sendo 01 chefe, 06 funcionários de retaguarda e 08 carteiros; o CEP principal é 68.460-000 e cada rua tem um CEP diferente, a categoria da agência é 04 e a zona postal é REOP/PA-05. Os malotes, cartas simples e registradas e SEDEX são enviados por via aérea e os demais por via rodoviária; as entregas são feitas nas residências, no balcão da agência e nas caixas postais. Os serviços prestados na agência são os seguintes: venda de selos, aerograma, mensagens sociais, produtos filatélicos, guias postais brasileiros, taxação de telegrama, telegrafonado, entrega de reembolso postal, serviço de correspondência agrupada, emissão e pagamento de vales postais nacionais e internacionais, registro de correspondência com e sem valor declarado, SEDEX nacional e internacional; recebimento de contas, taxas e impostos como: REDE CELPA, IPTU, TELEFONE CELULAR, Carnês, etc.; solicitação e entrega de passaporte, alvarás, licenças.

 

   Telefonia:

   Após a privatização do Sistema TELEBRÁS, os serviços de telefonia em Tucuruí, foram divididos em duas formas de prestação de serviços, o sistema convencional e o celular.

   Convencional: A telefonia fixa, hoje sob responsabilidade da OI fixo, possui em Tucuruí dois postos de serviços, um na cidade e outro na Vila Permanente, ambos com horários de funcionamento de 7:00 às 22:00 horas.

   Há no município 190 telefones públicos instalados, todos com cartão magnético, com sistema DDD, sendo que 45% destes são comunitários. Os cartões telefônicos são facilmente encontrados em estabelecimentos comerciais ou com vendedores ambulantes. A agência administrativa da empresa situa-se na Rua Dom Cornélio Vermans, 101 – Centro, fone: (91) 3787-1222.

   Celular: Há no município três concessionárias de serviços de telefonia móvel: OI, TIM e  VIVO, havendo tanto na cidade de Tucuruí como na Vila.

   Meios de Comunicação de Massa: Existem, no município de Tucuruí, quatro emissoras de rádio local: Rádio Floresta FM e Rádio Floresta AM, pertencente ao Sistema Floresta de Comunicação; e mais recentes as rádios Energia FM e a Filadélfia FM. Todas atuam com programações locais e via satélite. As rádios FM tem 90% de suas programações locais e apenas 10% captadas via satélite, enquanto a Rádio Floresta AM apresenta 60% de programação local e 40% via satélite.                        

   As TV’s existentes são: TV Floresta (repetidora do SBT), TV Tucuruí (Rede Bandeirante), TV Tocantins (Rede TV e Record), todas ligadas ao Sistema Floresta de Comunicação e TV Liberal (concessionária da TV Liberal de Belém – Rede Globo), com endereço a avenida Lauro Sodré, 712-B – Centro, telefones (94) 3787-3179/0338.

   Circulam pela cidade diariamente, os jornais de Belém: O Liberal, Diário do Pará, Amazônia vindos de Belém, e o jornal “Opinião” vindo da cidade de Marabá, estes últimos circulam, principalmente, nos órgãos públicos, hotéis e em organizações não governamentais.

   Tucuruí dispõe, ainda, de provedores da rede Internet (Linha e Rádio): MConline, Provecon e o projeto do governo do Estado “Navega Pará”.

 

Sistema Saúde:

   O Atendimento médico-hospitalar no município é garantido por uma rede, onde constam:

   - Rede municipal, formada por: 08 (oito) Centros de Saúde, 02 Prontos Socorros; 10 (dez) Postos de Saúde da Família, 01 (um) Hospital Municipal, 01 (um) Centro de Testagem Anônima – CTA, 01 (um) Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, 01 (um) Departamento de Vigilância Sanitária, 01 (um) Departamento de Vigilância Epidemiológica, 01 (um) Departamento de Endemias, 01 (um) Laboratório de Análises Clínicas, 01 (um) Laboratório de Citologia.

   - Rede estadual formada por duas unidades regionais: um Hospital Regional e uma Unidade Hemoterápica.

   - Na rede particular se têm: 03 (três) hospitais, 03 (três) clínicas médicas e 07 (sete) laboratórios de análises clinicas, 16 (dezesseis) consultórios, 01 (uma) clínica odontológica, 05 (cinco) consultórios odontológicos particulares. Alguns dos hospitais e laboratórios privados possuem convênios com: UNIMED, SUS, ASERT, entre outros.

   No total Tucuruí possui 49 estabelecimentos de saúde entre públicos e particulares, destes 29 atendem pelo SUS.    Possui 307 leitos, sendo 237 públicos e 70 particulares, destes 20 atendem também pelo SUS.

Pesquisa: PMT-SEDES-DETUR/2009.

                                                              

Sistema de Segurança:

A segurança pública no município de Tucuruí dispõe de quatro áreas de atuação que agem de acordo com as necessidades.

   Policiamento Militar

- O 13º Batalhão de Polícia Militar do Pará - é o órgão de segurança público mais numeroso e atuante, o 13º BPM sediado em Tucuruí, tem endereço na Avenida Noroeste, s/n. º - bairro Santa Mônica, com os seguintes telefones: (94) 3787-1795/190/1170/3778-3122, ramal 190.

- PM/ZPOL – Policiamento especializado.

- Comando de Policiamento Regional – existe ainda o IV Comando Regional de Polícia Militar, localizado na rua Jaguará, 53 – Vila Permanente, responsável pelo comando das unidades de Polícia Militar de Tucuruí e dos municípios da região.

   Policiamento Civil

- Polícia Civil - a Seccional de Polícia Civil do Estado do Pará, existente em Tucuruí, tem seu endereço na Avenida 31 de Março, s/nº - Centro, telefone (94) 3787-1493, tem atendimento 24 horas por dia.

- Delegacia Especializada - a Delegacia de Crimes Contra a Integridade da Mulher, possui endereço a Avenida Veridiano Cardoso, s/n.º - Bairro Santa Mônica, telefone (94) 3787-1644, com horário de atendimento ao público de 08:00 as 18:00 horas..

   Defesa Civil

- Bombeiro Militar - Tucuruí dispõe do 8º Grupamento de Bombeiro Militar, localizado na BR 422, Km 4,5, bairro Buritis, com telefones (94) 3787-1088/193. Tem por objetivo a prevenção e combate a incêndio, salvamento e resgate, prevenção em balneários.

- Brigada de Combate a Incêndio e Segurança Patrimonial - a UHE Tucuruí/Eletronorte mantém uma brigada contra incêndio da Vila Permanente.

- 23º Esquadrão de Cavalaria de Selva – Exército brasileiro – localizado Av. dos Amazônidas, s/nº - Vila Permanente, fone(94) 3787-3435, tem como principal objetivo a segurança da UHE Tucuruí, atua quando requisitado como forma de manter a lei e a ordem.

   Segurança do Trânsito

- Departamento Estadual de Transito - a Regional do DETRAN de Tucuruí, está localizado na Avenida Raimundo Veridiano Cardoso, s/nº. - bairro da Cohab, telefones (94) 3787-1341/2929, tem jurisdição além de Tucuruí, Goianésia, Breu Branco, Novo Repartimento, Pacajá e Maracajá.

- Circunscrição Regional de Transito - o CIRETRAN também está localizado na Avenida Raimundo Veridiano Cardoso, s/nº. - bairro da Cohab, telefones (94) 3787-1341/2929, tem jurisdição de Tucuruí.

- Companhia de Trânsito e Transporte Urbano de Tucuruí – a CTTUC, criada pela Lei Municipal nº.6.350/2005, de 16 de Setembro de 2005, tem seu comando administrativo na rua Betel, nº. 02, bairro Jardim Marilucy, telefone: (94) 3787-6262, e-mail: cttuc@yahoo.com.br.

 

Acesso:

Tucuruí conta hoje com um sistema de transporte diversificado e de boa qualidade, principalmente o rodoviário e o aéreo. Hoje o município está assistido por diversas e importantes empresas, além de possuir um sistema viário quase todo pavimentado e um aeroporto de excelente qualidade, conforme constam informações a seguir.

PRINCIPAIS CIDADES INTERLIGADAS AO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ, MEIOS DE TRANSPORTES, DISTÂNCIAS E TEMPO DE VIAGEM.

PRINCIPAIS

DESTINOS

MEIOS DE

TRANSPORTE

DISTÂNCIAS

(em Km)

TEMPO MÉDIO

DE VIAGEM

Brasília

Rodoviária

1.946

48 horas

Belém

Rodoviário

426

06 horas

Belém

Rodo-Fluvial

360

06 horas

Belém

Aéreo

285

01 hora

Cametá

Fluvial

196

16 horas

Mocajuba

Fluvial

158

11 horas

Breu Branco

Rodoviário

28

30 minutos

Novo Repartimento

Rodoviário

76

01:30 hora

Jacundá

Rodoviário

150

02 horas

Goianésia do Pará

Rodoviário

70

01:30 horas

Marabá

Rodoviário

250

03 horas

Marabá

Aéreo

180

40 minutos

 

Transporte Rodoviário:

   Os acessos rodoviários, partindo da capital do Estado fazem-se pela Rodovia BR-316 até Marituba, seguindo pela Alça Viária até a PA-150, passando pelos municípios de Moju, Tailândia e até próximo a cidade de Goianésia. Depois se segue pela Rodovia PA-263 até Tucuruí percorrendo-se aproximadamente 426 km, da cidade de Belém a Tucuruí. Trafegam neste percurso veículos de grande, médio porte e de passeio. A rodovia que liga Tucuruí a Belém se encontra totalmente pavimentada.

   O município é servido ainda pelas rodovias: BR-422, a qual contorna a Vila Permanente, atravessa a cidade de Tucuruí, vindo de Novo Repartimento indo até a cidade de Cametá; a PA-263, que liga Tucuruí a Breu Branco e Goianésia do Pará. Além destas existem também as estradas municipais que ligam a Vila de Pederneiras, que dá acesso aos diques do Carairipé e a Fazenda Bom Jesus, além de outras particulares.

 

   Transporte Hidroviário:

   O transporte hidroviário existente em Tucuruí está baseado no transporte de passageiros para os municípios de Cametá, Baião e Mocajuba, além de algumas vilas como: Murú, Nazaré dos Patos, Ituquara e outras. Esses transportes são feitos em pequenos barcos com viagens regulares diárias ou semanais. Dependendo da época do ano ou da localidade é o único meio de se chegar aos municípios e vilas acima citadas.

 

   Transporte Aéreo:

   A cidade possui um aeroporto construído pela Eletronorte, com campo de pouso para aviões de grande porte, com linha regular e uma média de vôo de 1º 15', a uma distância de 285 km da capital, possuindo pista com capacidade para navegação noturna.

   O aeroporto dista 8 km do Centro da Cidade, 10 km da Vila Permanente e possui a seguinte   estrutura física:

- sala de espera e sala vip;

- sala de embarque e desembarque;

- lanchonete;

- área para estacionamento;

- dois balcões de atendimento;

- escritório da INFRAERO;

- pista com 2.000 metros de comprimento e 45 metros de largura, asfaltada e com cabeceiras concretadas;

- pátio de pernoite;

- balizamento de pista;        

- V. O. R. - rota;

- D. M. E. - distância;

- V. A. S. I. S. - ângulo de distância;

- um prédio de corpo de bombeiros;

- casa de força composta de dois grupos geradores automáticos de 100 KVA cada, para emergência;

- serviço de meteorologia regular (das 06:30h  as  18:30h);

- N. D. B. - rádio farol para as aeronaves (informação Azimute).

* Obs: Os itens discriminados com este símbolo estão inoperantes por tempo determinado.

   O Aeroporto é administrado pela Prefeitura Municipal de Tucuruí. Para maiores informações consulte também a INFRAERO (94) 3787 -2522.

 

Outros Aspectos e Informações do Município:

   Limpeza Pública:

   A Prefeitura Municipal de Tucuruí realiza a coleta de lixo através de serviço próprio e terceirizado, através da empresa Clean Service Serviços gerais Ltda. com endereço na rua Pedro Vigia, 36 – Santa Mônica, CEP 68 455-141 – Tucuruí/PA, com telefones (94) 3787-8801/8816/9166-6065.

 

   Inspeção Sanitária:

A Secretaria Executiva de Saúde possui um Departamento que cuida dos serviços de inspeção e vigilância sanitária, formada por veterinários, farmacêuticos, bioquímico e engenheiro sanitário, que inspeciona diariamente o matadouro e todos os estabelecimentos de venda de gêneros alimentícios e farmacêuticos.

 

   Religião: A diversidade religiosa é uma questão abrangente em todo o mundo e Tucuruí não esta isenta disso. Ainda mais, depois da construção UHE Tucuruí, o município sofreu grandes influências em todos os aspectos: social, econômico, cultural, político e religioso.

   Antes, contávamos apenas com duas igrejas: uma Católica e outra da Assembléia de Deus. Porém, nas últimas décadas, essas igrejas passaram por processos de desmembramentos e expansão, assim como, se implantaram novas, principalmente evangélicas, dentre tais, constam agora: Assembléia de Deus, 04 igrejas católicas (Matriz, Nossa Senhora da Conceição, São José e a mais recente Menino Jesus na COHAB) Batista Missionária, Presbiteriana, Pentecostal Jesus da Galiléia, Igreja do Evangélico Quadrangular, Universal do Reino de Deus, Casa da Benção, Igreja Adventista do Sétimo Dia, Congregação Cristã do Brasil, Congregação das Testemunhas de Jeová, e a mais recente a Igreja da Nova Aliança. E.I.A Embaixada Internacional da Amazônia, Deus é Amor.

   Tucuruí é uma cidade composta por uma população mística quanto a sua religiosidade. A maioria da população brasileira está voltada para o catolicismo, porém não desvincula das crendices populares. Considerando-se que a população do baixo Tocantins é extremamente cheia de crendices e superstições, cada um a seu modo, onde desenvolvem suas atividades de forma intensiva, partindo muitas vezes de experiências vivenciadas pela população ribeirinha, acreditam nas benzeções para obter a cura, simpatias, cartomantes, búzios, freqüentam terreiros de umbanda, candomblés e até espiritismo.

   A cidade também conta com um Centro Espírita Kardecista, que está voltado para a teoria do escritor francês e codificador Allan Kardec que trabalha um fator fundamental, a reencarnação.

   Temos vários terreiros de candomblés e umbandas, sendo que em cada bairro possui dois ou três terreiros de trabalhos.

   A divisão existente no meio das igrejas Cristãs revela que cada igreja possui suas crenças, doutrinas e alguns objetos sagrados, alguns simbolizam e rememorizam fatos bíblicos.

   Há festividades dentro das igrejas: os católicos festejam os seus Santos; os evangélicos também têm suas festas, promovem cruzadas de evangelização, correntes de orações, festas para pastores visitantes, etc., os umbandistas festejam o aniversário de Iemanjá, Cosmo e Damião, etc... Os espíritas também fazem reverências a Allan Kardec como um ato festivo.

   Quando a Igreja Católica festeja um Santo Padroeiro, isso acontece em caráter individual, porém torna-se comunitário quando celebrada pela comunidade que são organizadas pelas irmandades que fazem parte da festa. Já os evangélicos congregam seus cultos de forma diferente, sob a responsabilidade dos pastores e obreiros da igreja, na busca do sagrado (salvação), envolvendo fiéis e pessoas de diferentes grupos sociais, para fortalecer seus conhecimentos espirituais. Há certa diversidade nos hábitos e rituais religiosos onde se tornam  como base, critérios culturais, doutrinas e religiosidade.

   Os evangélicos, no segundo domingo de dezembro, em comemoração ao dia da Bíblia, reúnem-se em um local durante 8 dias, para fazerem a leitura bíblica com várias pessoas que lêem sem parar até vencer um determinado prazo, e no último dia fazem passeatas pelas ruas com faixas e cartazes. Outras igrejas promovem cruzadas de evangelização, vigílias, encontros, congressos e corrente de oração.

   Na Vila Permanente, temos um templo Ecumênico - para todas as religiões - onde são realizadas as festividades daquela comunidade de forma clara e organizada.

   Os umbandistas aproveitam a festa do final do ano (31 Dezembro) para fazer suas festas nas praias e beira de rios, com muita comida, flores, velas em reverência a Iemanjá, e outros.

   As principais igrejas do município são:

I Igreja Batista de Tucuruí, Av. 31 de Março, nº. 29 - Centro (possui 15 congregações);

Igreja Católica, Paróquia São José de Tucuruí, Avenida Lauro Sodré, 569 – Centro (possui 26 comunidades – igrejas);

Igreja Presbiteriana do Brasil, Avenida Lauro Sodré, 349 – Centro (possui 4 congregações);

Igreja Universal do Reino de Deus, Avenida Lauro Sodré, 725 – Centro (possui 1 congregação);

Igreja Assembléia de Deus, Rua Betel, nº 01 – Jardim de Deus (possui 40 congregações);

Associação Espírita Início do Caminho, Avenida Perimetral, s/nº - COHAB e Centro Espírita Allan Kardec, Avenida Tancredo Neves.

 

   Serviços Bancários: A cidade possui 06 agências bancárias, sendo que todas possuem caixas eletrônicos, com alguns funcionando 24 horas, além dos serviços comuns destas instituições financeiras.

   Bancos e Agências

- Banco do Brasil S. A. - Avenida Veridiano Cardoso, s/nº - Centro, tel.: (94) 3787-1315/1542/1567/1617/1642/1667/1767.

- Banco do Brasil S. A. - Posto de Serviço - Centro Comercial - Vila Permanente, tel.: (94) 3778-1414.

- Banco da Amazônia S. A. - BASA - Avenida Lauro Sodré, 636 - Centro, tel.: (94) 3787-1386/1485/1535.

- Banco do Estado do Pará - BANPARA - Avenida Lauro Sodré, 41 - Centro, Tel.: (94) 3787-1748/1649/1773/1775.

- Caixa Econômica Federal - Avenida Lauro Sodré, 384 - Centro, tel.: (94) 3787-7500.

- BRADESCO - Avenida Lauro Sodré, 605 - Centro - tel.: (94) 3787-2225/1440/2228/2792.

- HSBC Bank - Avenida 07 de Setembro, 09 - Centro, tel.: (94) 3787-2236/2328/2362.

- HSBC Bank - Posto de serviço Bloco A, loja 03 - Centro Comercial, Vila Permanente.

Obs.:      

- Todos os bancos possuem e mantém caixas eletrônicos e correspondentes bancários em diversos pontos da cidade e da Vila permanente.

- Existem 02 (duas) casas lotéricas no município, uma na cidade e outra na Vila Permanente, que prestam alguns serviços bancários.

 

   Aspectos Sociais: Os aspectos gerais em Tucuruí apresentam-se de forma muito ampla, sejam estes sociais, econômicos, educacionais, políticos ou religiosos. A sociedade tucuruiense vem, nos últimos anos, procurando se organizar, com o objetivo de buscar seus direitos, e principalmente, ajudar-se mutuamente. Problemas como: os das enchentes, que dependendo do inverno, a cidade é agredida, onde várias famílias ficam desabrigadas. Estas contam nesta situação, com o apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Ação Social, Defesa Civil e outras instituições que fazem parte do trabalho de assistência social no município, remoção de desabrigados, distribuição de cestas básicas, distribuição de remédios, assistência familiar, entre outros.

   O município de Tucuruí conta hoje com 79 (setenta e nove) entidades e instituições entre sindicatos, associações, cooperativas e ONG’s, que colaboram para solucionar diferentes problemas da cidade.

Fonte: Sec de Desenvolvimento Econômico - Departamento de Turismo.

 

  

RODOVIA VILA  CIDADE     /     CAIS E FAROL

  

CAIS E MERCADO MUNICIPAL     /     RUA LAURO SODRÉ

  

AV. SETE DE SETEMBRO     /     RUA SANTO ANTONIO

RUA VEREDIANO CARDOSO

  

PRAÇA DO ROTARY     /     CAIS


O fato de estar implantada às margens de rios, favorece o fato de que a estrutura urbana de Tucuruí conserve seus aspectos característicos, mesmo após a expansão da cidade, que aconteceu com o advento da construção da hidrelétrica. Os dois igarapés que atravessam a área urbana ocasionaram algumas disformidades das quadras, já as áreas comerciais são caracterizadas por se situarem, não na margem do rio e sim no centro. Residenciais, industriais e áreas recreativas estão distribuídas por toda a área da cidade. O sistema viário é formado por largas avenidas, várias ruas e travessas, com a maioria das vias sendo dotada de iluminação pública. Os principais bairros existentes na cidade são: Bairro da Jaqueira, Bairro da Matinha, Bairro da Santa Mônica, Bairro Nova Tucuruí, Bairro Jardim Paraíso, Bairro do Mangal, Bairro do Getat, Bairro Santa Isabel, Bairro Paravoá, Bairro da Cohab, Bairro Centro, Bairro Colinas e outros. Entre praças, as principais são: a Praça do Rotary, Praça Jarbas Passarinho, Praça da Bica, Praça da Bandeira e outras.

Embora esteja localizada em plena Amazônia e fácil chegar a Tucuruí. Todos os dias tem vôos partindo da Capital e de Brasília para o município. Construído pela Eletronorte, o aeroporto da cidade tem uma pista de 2000 metros de comprimento e 45 metros de largura,permitindo pouso e decolagem de pequenas e grandes aeronaves. Se preferir ir de carro, o acesso é pela rodovia PA150 até Goianésia, e depois pela PA263 até Tucuruí. Além disso a viagens de barco que navegam pelo Rio Tocantins.

A região conta com a moderna infra-estrutura de sistema de energia, de água e esgoto. Na área da saúde o Hospital Municipal e o Hospital Regional de Tucuruí, situado na Vila Permanente, tem seus atendimentos complementados por uma rede de clinicas particulares. O serviço de telefonia é completo, cidade também dispõe de emissoras de rádio e televisão.

Diversos restaurantes servem a mais variados pratos da culinária nortista e brasileira. Um deles merece destaque o tucunaré no saco. A rede hoteleira recebe o turista com simplicidade mas muito conforto.

O comercio da cidade bem movimentado fica nas principais ruas do centro, que são: Sete de Setembro, Lauro Sodré, Trinta e Um de Março.


+ FOTOS DA CIDADE DE TUCURUÍ

 

  

RUA VERIDIANO CARDOSO COM RUA LAURO SODRÉ     /     AV. GETULIO VARGAS

  

BR 263     /     RUA LAURO SODRÉ

  

RUA VEREDIANO CARDOSO COM LAURO SODRÉ     /     RUA VEREDIANO CARDOSO


Cidade onde está localizada a maior hidrelétrica genuinamente brasileira, fica a 400KM de Belém, capital do estado do Pará, tem como grande atração o festival de pesca do Tucunaré, realizado todo ano entre os meses de setembro e novembro, pesca esportiva realizada no lago da hidrelétrica, onde há distribuição de prêmios para quem pescar o maior ou mais pesado peixe Tucunaré, o qual deve ser pesado e solto ainda vivo.

A vila residencial onde moram os trabalhadores da Hidrelétrica, fica a 6KM da cidade de Tucuruí, está localizada em uma área verde, com saneamento básico e boa infra-estrutura.

A hidrelétrica de Tucuruí insere-se naquele conjunto de obras e modelos de desenvolvimento que chamamos de grandes projetos da Amazônia. Tais grandes projetos recebeu e recebe críticas de estudiosos da região, haja vista que eles desestruturam a forma de vida original na Amazônia. Acrescentam esses estudiosos que os impactos causados pelos grandes projetos trazem mais malefícios do que benefícios para o amazônida (habitante da Amazônia) e seu habitat. Outros exemplos de grandes projetos na Amazônia são o projeto Albrás-Alunorte, Programa Grande Carajás, Oriximiná e a própria rodovia Transamazônica. Tais projetos na Amazônia representam a entrada maciça do capital estrangeiro na região. No esteio desses grandes projetos, acirra-se a miséria, a prostituição e a violência urbana, desencadeadas pela migração maciça de mão-de-obra barata e desqualificada. O homem da Amazônia não nasceu para bater cartão de ponto e ter seu tempo regulado pelo horário das empresas. O tempo do homem da Amazônia é o tempo de colher seu acaí, pescar seu peixe, fazer sua farinha e descansar, elementos suficientes para ele viver decentemente. Agora, a prostituição, a violência e o aluguel barato de sua força de trabalho para retroalimentar o capital internacional, isso o aliena, o denigre e o torna infeliz. Tucuruí, outrora uma pacata cidade de beira de rio da Amazônia, sofreu os impactos dos grandes projetos. A grande afluência de operários, para o trabalho de construção da hidrelétrica, na época, acirrou o problema da prostituição. Os mais antigos lembram da famosa rua do "Escorre Água", via repleta de bordéis. Ao contrário do que podem pensar os mais desinformados, a construção da hidrelétrica de Tucuruí não teve como principal objetivo, a geração de energia para o homem da Amazônia. O porquê de sua implantação foi o de gerar energia principalmente para o Programa Grande Carajás e o projeto Albrás-Alunorte. Isso fica evidente no fato de que cidades, próximas à hidrelétrica, só foram ter energia, gerada por ela, anos mais tarde. A exigência dos grandes projetos é a energia barata e em abundância. Em torno de 60% da energia produzida pela hidrelétrica de Tucuruí, são consumidos por grandes projetos da Amazônia. Lembramos ainda que o valor, em torno de cinco bilhões de dólares, valor hoje da hidréletrica, não foi financiado com poupança interna, haja vista que o país não tinha e nem tem esses recursos para investimento. Tucuruí foi construída com empréstimo externos, como foram praticamente também financiados os outros grandes projetos da Amazônia. Por fim, lembremos o que de biodiversidade encontra-se submergida no lago formado pela hidrelétrica de Tucuruí.

Fonte: Corrente Continua ELN


 

RUA VEREDIANO CARDOSO

  

AV. GETULIO VARGAS

  

AV. SETE DE SETEMBRO

  

BAIRRO DO GETAT     /     PRAÇA DO ROTARY

  

AV. TRINTA E UM DE MARÇO     /     TRAVESSA ALCINDO LEAL

  

MERCADO MUNICIPAL     /     IGREJA DE SÃO JOSÉ

  

TRAVESSA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO     /     TRAVESSA ALCINDO LEAL

  

RUA SANTO ANTONIO     /     AV. TANCREDO NEVES

  

RUA SANTO ANTONIO     /     AV. GETULIO VARGAS

  

AV. GETULIO VARGAS

  

IGREJA MATRIZ DE S. JOSÉ   /   ANTIGO ESCRITÓRIO DA ESTRADA DE FERRO

  

CÂMARA MUNICIPAL   /   ESTÁDIO NAVEGANTÃO

PRAÇA DAS FLORES

 

FOTOS ANTONIO CARDOSO E ANTONIO ALBERTO

 

     

                APOIO: ANTONIO ALBERTO Q. CASTRO (BETO)                                                                                                                                                                                   16/12/2011 18:26:59