EDUCAÇÃO NA CIDADE DE TUCURUÍ

FOTOS E INFORMAÇÕES DA EDUCAÇÃO

 

    PÁGINA INICIAL

    TUCURUÍ

    DADOS DA CIDADE

    HISTÓRIA DA CIDADE

    BAIRROS DA CIDADE

    CULTURA DA CIDADE

    MAPA DA CIDADE

    AGENCIAS DE VIAGEM

    AONDE IR

   BALADAS E EVENTOS

    BARES E RESTAURANTES

    CALENDÁRIO DE EVENTOS

    EDUCAÇÃO

    ESTRADA DE FERRO

    FALE CONOSCO

    FOTO SHOW DA CIDADE   

    GUIA DE COMPRAS

    HOTÉIS

    INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

    LINKS

    LAGO DE TUCURUÍ  

    MEIO AMBIENTE

    PRAIAS

    RIO TOCANTINS

    TELEFONES IMPORTANTES

    VILA PERMANENTE

 

    HIDRELÉTRICA TUCURUÍ

    COMO FUNCIONA A USINA

    VERTEDOURO

    A CONSTRUÇÃO DA USINA

    GERAÇÃO E CONSERVAÇÃO

    ECLUSA  

 

VISITA A USINA HIDRELÉTRICA

AS VISITAS DEVEM SER AGENDADAS PREVIAMENTE PELOS TELEFONES 94-3778 2522 OU 3778 2527 OU PESSOALMENTE NO CENTRO CULTURAL DA ELETRONORTE NO CENTRO COMERCIAL DA VILA PERMANENTE, AS VISITAS ACONTECEM DE SEGUNDA A SÁBADO, SE DIVIDEM EM TRÊS TIPOS DE VISITAS, SÃO GRÁTIS E FEITAS NOS VEÍCULOS DA ELETRONORTE, TENDO PRIORIDADE PESSOAS EM TRANSITO NA CIDADE.

VISITAS A UHE TUCURUÍ

 

NOSSA MISSÃO

Divulgar informações diversas sobre a cidade de Tucuruí e a Região e conseqüentemente permitir que todos possam acessar de forma democrática e universal essas informações.

 

NOSSA VISÃO

Ser o melhor site no ambiente web da Região e divulgar a cidade de Tucuruí

 

NOSSOS VALORES

Criatividade, ética, comprometimento e foco nos habitantes da Região.

 

CRÉDITOS

Os textos e fotos deste web site, exceto quando mencionado em contrário são de nossa propriedade. Embora as informações sejam obtidas de fontes seguras não garantimos a exatidão ou a integridade das mesmas, nosso site utiliza material colhido na cidade, publicado na imprensa nacional além de conteúdo encontrado na própria web. Por esse material tornar-se publico mantemos todos os créditos dos autores originais. Caso seja encontrado algum material não autorizado nos comprometemos a retira-los imediatamente, ou caso permitido garantimos a publicação dos créditos de seus autores.

 

 

 

VISITANTES

 

Este site é um espaço aberto e democrático, se estiver de acordo com nossa missão mande suas fotos, comentários e sugestões para publicarmos.

 

 

 

NAVEGUE

SITES E BLOGS DA REGIÃO

CIDADE DE TUCURUI

MIGUEL RODRIGUES

FOLHA DE TUCURUI

DRA EDILEUZA

TUC NA BALADA

BANDA VINIL LARANJA

BANDA GRANELL

SITES DE BUSCA

FOFOCAS

SAÚDE

MULHER

HUMOR

CULINÁRIA

ESPORTE

PORTAL DE NOTICIAS

DIVERSOS

           loterias ÚLTIMOS RESULTADOS

INDEPENDENTE DE TUCURUÍ

 

Assista em Tucuruí TV Nazaré no canal 39 UHF

 

Setor Educacional:

De acordo com os dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação e pesquisa realizada no Censo Escolar 2009 - Educacenso, o Setor Educacional de Tucuruí é composto pela:

Rede Municipal de Ensino:

- Com 25.958 alunos, sendo 2.784 da educação infantil, 3.036 do ensino de jovens e adultos (EJA) com o restante no ensino fundamental, sendo:

REDE MUNICIPAL

Urbana

Rural

Total de escolas

34

23

Total de alunos

25.698

5.320

Total de docente

1.809

320

Total de auxiliares

48

-

Tradutores em Libras

08

-

 Rede Estadual de Ensino:

- O ensino médio conta em Tucuruí com 4.327 alunos em 04 escolas e 16 anexos, com 160 docentes dados estes referentes ao ano 2004.

Fonte: Censo Escolar 2009 – Educacenso.

Rede Particular de Ensino

- Conta com 1.704 alunos em 07 escolas do Pré Escolar ao Ensino Médio na área urbana, com 109 docentes e 02 auxiliares.

Fonte: Censo Escolar 2009 – Educacenso.

Rede Superior de Ensino e o Ensino Técnico e Tecnológico

- Universidade do Estado do Pará - UEPA, funcionando da Rua 04, nº 20 – bairro Santa Mônica, telefone (94)3787-1494. Tem os cursos de Licenciatura Plena em Educação Física (04 turmas), 02 turmas do PARFOR, Enfermagem (05 turmas) e Biologia (02 turmas), com o total de 406 alunos.

- Universidade Federal do Pará - UFPA/Campus Tucuruí, funcionando da Rua Itaipu, 36 – Vila Permanente, telefones (94)3787-3253/8151. Tem os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia da Computação. O Campus de Cametá flexibilizou os de Pedagogia e Letras – Língua Inglesa e Sistemas de Informação. Possui atualmente 950 alunos. (Fonte: UFPA/Campus Tucuruí – Maio/2013). E o PARFOR?-UAB

- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA – Campus Tucuruí, funciona na Rua Porto Colombo, 12 – Vila Permanente, telefones (94) 3778-4527. Funciona com os cursos: - Superiores: Licenciatura em Biologia, Tecnólogo em rede de Computadores, Tecnólogo em Saneamento Ambiental; - Integrados: Edificações, Saneamento, Eletrotécnica, Manutenção e Suporte de Computadores; Subsequentes: Rede de Computadores, Agentes Comunitários de Saúde, Meio Ambiente e Edificações. Possuía no 1º semestre de 2013, 1.200 alunos, conta com 53 docentes. (Fonte: IFPA/Campus Tucuruí – Maio/2013).

Além de todos esses números, foram implantados também projetos para melhorar a vida escolar, como: Estudos Adicionais, Programa de Aceleração de Aprendizagem, Projeto Escola Ativa, Transporte Escolar, Serviço de Aprendizagem Rural, Oficinas Profissionalizantes, Biblioteca Pública Municipal, Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Plano de Melhoria da Escola (PNE), Planejamento Estratégico da Escola (PES), Programa Nacional de Apoio ao Transporte (PINAE), Programa Nacional de Alimento Escolar (PINAE), Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (PFCE), além da construção de 03 (três) escolas nas ilhas do lago da Hidrelétrica, onde há dois barcos que fazem o transporte de alunos moradores das ilhas vizinhas para as escolas.

Fonte:

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL - DEPARTAMENTO DE TURISMO

BLOG DAS ESCOLAS DE TUCURUÍ

Blog da escola maria fernandes

EMEF DARCY RIBEIRO

emeffloripescaldas.blogspot.com

Placido de Castro

ESCOLA TELLES DE MENEZES

emeffranciscodeassisrios.blogspot.com/

Escola Ducimar Mesquita

emefcesprofmariasylvia.blogspot.com

IFPA-Campus Tucuruí

EEEM DEP. RAIMUNDO RIBEIRO DE SOUZA

E.E.E.M. SIMÃO JACINTO DOS REIS

Nos últimos anos a Cidade recebeu muitos cursos de graduação superior como: UFPa, UEPa, Unama, Gamaliel, Uniderpe, Educom além da implantação do Centro Tecnológico do IFPA com cursos técnico e tecnólogo entre os principais cursos de graduação estão: engenharia civil, engenharia mecânica, engenharia elétrica, enfermagem educação física, etc.

Entre as escolas particulares estão: Colégio Sophos, COC, Universo, Positivo alem das escolas de ensino médio e fundamental do estado e município.

Os cursos profissionalizantes são bastante diversificados entre essas escolas estão: Microlins, Cetps, Gamaliele.

 

Escolas Estaduais e Municipais de Tucuruí/PA

 

Escolas Estaduais de TUCURUI

-    E E E M DEP RAIMUNDO R SOUZA - Bairro CENTRO

Escolas Municipais de TUCURUI

-    E M E F DULCIMAR MESQUITA BRITO BOTELHO - Bairro
-    E M E F FRANCISCO DE ASSIS RIOS - Bairro CENTRO
-    E M E F GOV TELLES DE MENEZES - Bairro JARDIM COLORADO
-    E M E F PLACIDO DE CASTRO - Bairro PIONEIRA
-    E M E I F PROF FLORIPES M CALDAS - Bairro SANTA MONICA
-    E M E F PROF. DARCY RIBEIRO - Bairro COHAB
-    E M E F PROF MARIA F MEDEIROS ALVES - Bairro ALTO ALEGRE
-    E M E F PROF MARIA SILVIA DOS SANTOS - Bairro VILA PERMANENTE

Fonte: INEP/MEC

 

Setor Educacional:

   De acordo com os dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação e pesquisa realizada no Censo Escolar 2009 - Educacenso, o Setor Educacional de Tucuruí é composto pela:

 

Rede Municipal de Ensino:

- Com 25.958 alunos, sendo 2.784 da educação infantil, 3.036 do ensino de jovens e adultos (EJA) com o restante no ensino fundamental, sendo:

REDE MUNICIPAL

Urbana

Rural

Total de escolas

31

21

Total de alunos

23.944

2.028

Total de docente

691

147

Total de auxiliares

07

-

 

Fonte: Censo Escolar 2009 – Educacenso.

 

Rede Estadual de Ensino:

- O ensino médio conta em Tucuruí com 4.327 alunos em 04 escolas e 16 anexos, com 160 docentes dados estes referentes ao ano 2004.

Fonte: Censo Escolar 2009 – Educacenso.

Rede Particular de Ensino:

- Conta com 1.704 alunos em 07 escolas do Pré Escolar ao Ensino Médio na área urbana, com 109 docentes e 02 auxiliares.

Fonte: Censo Escolar 2009 – Educacenso.

Rede Superior de Ensino e o Ensino Técnico e Tecnológico são formados:

- Universidade do Estado do Pará – UEPA, funcionando da Rua 04, nº 20 – bairro Santa Mônica, telefone (94) 3787-1494. Tem os cursos de Licenciatura Plena em Educação Física (04 turmas) e Enfermagem (05 turmas), com o total de 290 alunos.

- Universidade Federal do Pará – UFPA/Campus Tucuruí, funcionando da Rua Itaipu, 36 – Vila Permanente, telefones (94) 3787-3253/8151. Tem os cursos de Engenharia Civil e Ambiental, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, com o total de 338 alunos.

- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA – Campus Tucuruí, funciona na Rua Porto Colombo, 12 – Vila Permanente, telefones (94) 3778-3131/1029. Funciona com os cursos: - Técnico em Eletrotécnica integrado ao ensino médio, - Técnico em Informática integrado ao ensino médio, - Técnico em Saneamento integrado ao ensino médio, - Técnico em Saneamento Subseqüente, - Técnico em Eletrotécnica subseqüente, - Técnico em Informática subseqüente, - Técnico em Aquicultura subseqüente, - Técnico em Edificações subseqüente, - Técnico em Eletrotécnica integrado ao ensino médio (PROEJA), - Técnico em Aquicutura integrado ao ensino médio (PROEJA) - Técnico em Edificações integrado ao ensino médio (PROEJA), - Licenciatura em Educação no Campo (nível superior). Possuia no segundo semestre de 2009, 599 alunos nos cursos técnicos e 60 alunos no curso superior, contam com 37 docentes. (Fonte: IFPA/Campus Tucuruí – Agosto/2009).

Além de todos esses números, foram implantados também projetos para melhorar a vida escolar, como: Estudos Adicionais, Programa de Aceleração de Aprendizagem, Projeto Escola Ativa, Transporte Escolar, Serviço de Aprendizagem Rural, Oficinas Profissionalizantes, Biblioteca Pública Municipal, Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Plano de Melhoria da Escola (PNE), Planejamento Estratégico da Escola (PES), Programa Nacional de Apoio ao Transporte (PINAE), Programa Nacional de Alimento Escolar (PINAE), Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (PFCE), além da construção de 03 (três) escolas nas ilhas do lago da Hidrelétrica, onde há dois barcos que fazem o transporte de alunos moradores das ilhas vizinhas para as escolas.    

Fonte: Sec de Desenvolvimento Econômico - Departamento de Turismo.

 

 

Uma usina de educação

 Qualificação. Além de obras de infra-estrutura necessárias para o desenvolvimento sustentável da Região Norte, a Eletronorte gera, por meio de parcerias com instituições regionais, difusão de conhecimento e a melhoria das condições de educação na Amazônia. Em Tucuruí, um convênio com a Universidade Federal do Pará – UFPA está suprindo a ausência de cursos superiores e abrindo caminho para a consolidação de um pólo de excelência regional.

A parceria começou a ser consolidada em agosto de 2005, quando 120 estudantes começaram a cursar Engenharia Civil e Engenharia Elétrica em estruturas montadas na Vila Residencial. Em agosto de 2006, outros 60 começarão a cursar Engenharia Mecânica. E o projeto para 2007 é oferecer mais 120 vagas nos cursos de Engenharia Ambiental e de Turismo.

O convênio da Eletronorte com a UFPA está orçado em R$ 12 milhões. A Empresa cede à Universidade a infra-estrutura necessária para a instalação dos cursos, como edificações para salas de aulas, laboratórios, residências para professores e alojamentos para alunos carentes.

Ao longo dos nove anos a vigência do convênio (nove anos), a Eletronorte também vai transferir cerca de R$ 4 milhões para o pagamento de despesas de viagens de professores deslocados de outros campi da UFPA para ministrar aulas em Tucuruí. Outros R$ 5 milhões serão destinados para equipar laboratórios e bibliotecas, adaptar instalações e custear a manutenção e vigilância das instalações.

Referência - O convênio com a UFPA está inserido na estratégia de se criar na região onde está instalado o maior empreendimento hidrelétrico da Eletronorte um centro de referência na área de Engenharia Elétrica, Civil e Mecânica. Esta é uma das condições para, no futuro, viabilizar outras formas de cooperação científica no âmbito nacional e internacional.

Além disso, a Empresa negocia parceria com a Universidade Federal Rural do Amazonas – UFRA para implantar em Tucuruí um curso de Engenharia de Pesca. Outras ações, voltadas à qualificação do ensino médio profissionalizante e ao desenvolvimento de pesquisas agrícolas, envolvem o Centro Federal de Educação Tecnológica – Cefet e a Embrapa.

Ao incentivar a formação e a permanência de profissionais qualificados no interior do País, como faz em Tucuruí, a Eletronorte reforça a política de parcerias que caracteriza a sua atuação desde o período de construção da primeira etapa da Usina. Com este conceito, promoveu ações pioneiras de conservação e manejo do meio ambiente que caracterizam a trajetória da Empresa na Amazônia.

A Tucuruí de cerca de três mil habitantes que recebeu brasileiros de todas as regiões e acompanhou a arrancada das obras do maior empreendimento da Eletronorte hoje abriga mais de 90 mil pessoas. Centro irradiador de desenvolvimento, a cidade, agora, dá os primeiros passos para se tornar um centro de excelência de conhecimento.

Fonte: publicação Eletronorte

 

     

                APOIO: ANTONIO ALBERTO Q. CASTRO (BETO)                                                                                                                                                                                   16/02/2014 10:49:41