VIAGENS E IMAGENS 

images/navbar1x4.gif

 HOME  |  DESTINOS  |  QUEM SOMOS  |  CONTATO  |  DICAS
 
Principais destinos:
Belém
São Luis
Fortaleza
Natal
João Pessoa
Recife
Maceió
Aracaju
Salvador
Rio de Janeiro
São Paulo
Curitiba
Florianópolis
Porto Alegre
Belo Horizonte
Palmas
Brasília
Porto Velho
Vitoria e Vila Velha
Manaus
Boa Vista
 
Destinos Nacionais
 
Destinos Internacionais
 
Destino dos sonhos
 
Roteiros
 
Bate e Volta
 
Página inicial
 


BERTIOGA

 
A cidade é conhecida como a porta de entrada do litoral norte.
São 33 Km de praias e 482 Km² de mata Atlântica, que resultam numa das maiores áreas de preservação do Estado de São Paulo. apenas 108 Km da capital SP.
Nesta rica biodiversidade, um dos melhores programas são as trilhas que terminam em paraísos ecológicos, como o passeio de 3 km até a Prainha Branca ou a descida de acquaride pelas corredeiras do Rio Itapanhaú.
Além disso, os moradores de Bertioga têm muitos outros motivos pra se orgulhar, pois a cidade teve grande importância no desenvolvimento histórico do país.
Prova disso é o Forte São João. Fundado em 1547, às margens do Canal Bertioga, é a fortaleza mais antiga e também a mais bem conservada do Brasil.
Na área do entorno do Forte, fica o Parque dos Tupiniquins, onde está localizada a única estátua do cacique tupinambá Cunhambebe do país, que esteve ali em 22 de setembro de 1563, acompanhado do Padre José de Anchieta para selar a paz entre colonos e índios.
Quem curte história, não pode perder também o passeio à Vila de Itatinga, onde funciona a Usina Hidrelétrica de Itatinga, que desde 1910 até hoje, abastece todo o Porto de Santos. Por meio de uma Maria Fumaça do início do século passado, o visitante é conduzido por uma bela mata, até avistar as casinhas que conservam o original estilo britânico de suas construções.
Outro passeio imperdível é a Aldeia Indígena do Rio Silveira. Localizada numa área de mais de 948 hectares, entre as cabeceiras do Rio Silveira e do Ribeirão Vermelho, a aldeia fica na divisa entre Bertioga e São Sebastião, e abriga cerca de 300 índios tupi-guaranis.
Assim é Bertioga, uma cidade praiana, onde passado e presente se misturam, resultando num lugar agradável e de parada obrigatória para os turistas de passagem.
O maior atrativo de Bertioga é a natureza com grande área da Mata Atlântica preservada onde se destacam ambientes como manguezais, floresta nativa, rios, lagos, cachoeiras e mais de 33 quilômetros de praias como a Enseada, Indaiá, Guaratuba, Boracéia, Itaguaré e a badalada Riviera de São Lourenço com ótima infra-estrutura turística, bares, shoppings, casas noturnas e supermercados além da segurança particular que faz a ronda no condomínio. Bertioga fica muito próxima a São Paulo, faz divisa ao sul com o Guarujá e ao norte divide a praia da Boracéia com São Sebastião.

Aqui + fotos
 

 

  

 


O que ver e fazer: Praias Itaguaré, reúnem os surfistas; enquanto São Lourenço e Guaratuba, próximas a condomínios e com infraestrutura, atraem famílias com crianças.

Forte São João inaugurada em 1547, a fortaleza é considerada a mais antiga do Brasil, abriga exposição permanente de armas e de ocas indígenas.

Passeio de Escuna, as embarcações partem do Píer de Bertioga e circulam por praias e ilhas, com paradas para banhos.

Usina de Itatinga acesso em bonde que leva à Vila de Itatinga, onde está a usina construída pelos ingleses, é preciso agendar com antecedência.


 

Todas as fotos deste site  são de autoria de Antonio Alberto Q. Castro (Cidade de Tucuruí).