VIAGENS E IMAGENS 

images/navbar1x4.gif

 HOME  |  DESTINOS  |  QUEM SOMOS  |  CONTATO  |  DICAS
 
Principais destinos:
Belém
São Luis
Fortaleza
Natal
João Pessoa
Recife
Maceió
Aracaju
Salvador
Rio de Janeiro
São Paulo
Curitiba
Florianópolis
Porto Alegre
Belo Horizonte
Palmas
Brasília
Porto Velho
Vitoria e Vila Velha
Manaus
Boa Vista
 
Destinos Nacionais
 
Destinos Internacionais
 
Destino dos sonhos
 
Roteiros
 
Bate e Volta
 
Página inicial
 


ILHA DO MEL

 
A Ilha do Mel é a menina dos olhos dos paranaenses. Ameaçada pela subida das marés, ela está a ponto de se dividir em duas. Isto porque o pequeno istmo, conhecido como Praia de Brasília, que une duas porções maiores de terra, está quase desaparecendo.
Reduto dos hippies nos anos 70, a ilha divide suas belas praias com áreas de Mata Atlântica preservada e restinga, sendo considerada Estação Ecológica desde 1982. Hoje ela é invadida pelos turistas e, como consequência, os pescadores deixaram seus costumes de lado para ganhar dinheiro com o turismo.
Além das belezas naturais da Ilha do Mel, existem construções do século XVIII, como a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres e século XIX, e o Farol da Concha.
A ilha possui quatro pontos turísticos de destaque: Ao norte a Fortaleza, no centro Nova Brasília e o Farol das Conchas e ao Sul as Encantadas. Na ilha, há vários lugares especiais para visitar: Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres ou Fortaleza da Barra - Construção de 1767-1769, feita por determinação do Rei de Portugal Dom José para proteger a Baía de Paranaguá, Capela de São Francisco - Pequeno oratório construído ao pé do Cruzeiro, que guarda em seu interior várias imagens, sendo a devoção maior, dedicada a São Francisco de Assis, o Santo protetor dos animais, Farol das Conchas - Construído em 1872, por ordem de Dom Pedro II, para orientar os navegadores da Baía de Paranaguá, Morro das Baleias - No Morro das Baleias está localizado um labirinto de canhões e um mirante, de onde se pode deslumbrar um dos mais belos visuais cênicos da Serra do Mar, Gruta das Encantadas - Situa-se na parte meridional da Ilha, em grande paredão rochoso, sendo um local envolto em lendas e histórias fantásticas. As dicas de passeio são as caminhadas pelas praias partindo dos trapiches nas: Praia do Farol - com duração de 1 hora e Praia da Encantadas - com duração de 2 horas.
Na ilha os restaurantes possui opções de cardápio variado, dando preferência aos frutos do mar. A rede de pousadas garantem o conforto.
A Ilha do Mel possui um controle de capacidade para até 5.000 pessoas/dia. Portanto, antes de se deslocar, verifique junto aos órgãos competentes essa situação, para não chegar no embarque e ficar retido.   FONTE ECO VIAGEM
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Todas as fotos deste site  são de autoria de Antonio Alberto Q. Castro (Cidade de Tucuruí).