VIAGENS E IMAGENS 

images/navbar1x4.gif

 HOME  |  DESTINOS  |  QUEM SOMOS  |  CONTATO  |  DICAS
 
Principais destinos:
Belém
São Luis
Fortaleza
Natal
João Pessoa
Recife
Maceió
Aracaju
Salvador
Rio de Janeiro
São Paulo
Curitiba
Florianópolis
Porto Alegre
Belo Horizonte
Palmas
Brasília
Porto Velho
Vitoria e Vila Velha
Manaus
Boa Vista
 
Destinos Nacionais
 
Destinos Internacionais
 
Destino dos sonhos
 
Roteiros
 
Bate e Volta
 
Página inicial
 


JERICOACOARA

 
Justamente por ter um acesso complicado, tendo que enfrentar balsa e travessia de dunas, Jericoacoara é considerada um lugar limpo e tranqüilo, onde sua beleza está no conjunto das pequenas coisas, as quais a torna um lugar misterioso e cheio de encantos.
A área possui duas lagoas, a Azul e a do Paraíso, com águas calmas, cristalinas, esverdeadas e ótimas para banho.
O parque possui vilas com ruelas de areia e sem iluminação pública, dando característica de rusticidade e simplicidade, além da enorme duna do pôr-do-sol, que em julho e uma parte do mês de agosto, permite a visualização do sol descendo pelo centro da Pedra Furada, que é considerada o cartão postal do local.
Aspectos culturais e históricos
Em 1985 Jericoacoara era uma vila de pescadores. Hoje conta com uma população de pouco mais de 2 mil habitantes. Em 1984 foi elevada à categoria APA (Área de Proteção Ambiental). Hoje, a principal atividade econômica é o turismo, mas sempre realizado de maneira a preservar a região.
Uma curiosidade histórica é a que conta que o navegador Vicente Pizon, capitão de umas das naus de Cristóvão Colombo, aportou nas águas de Jericoacoara em 1499. Este registro não foi oficializado em virtude do Tratado de Tordesilhas que entrou em vigor naquele mesmo ano.
Aspectos naturais
O ambiente costeiro apresenta-se extremamente vulnerável e composto por paisagens distintas: Serrote, Restinga, Dunas, Lagoas, Tabuleiro, Manguezal, Gramados Halofíticos e praias.
Possui bioma costeiro. A vegetação é caracterizada por diversas fitofisionomias, como cerrado, caatinga. Vegetação de porte herbáceo e gramíneas.
A fauna desta região é representada principalmente pela avifauna, ictiofauna e cetáceos, porém há relatos e evidências de mamíferos de pequeno e médio porte. Há 38 famílias de aves no local, sendo que várias espécies são raras ou estão ameaçadas de extinção.
Clima
O clima da região é caracterizado como quente e úmido, com chuvas do verão ao outono, com temperaturas médias oscilando entre 35°C e 22°C e com o período de seca variando de 5 a 6 meses.
Atrações
Os maiores atrativos turísticos da região são os campos de dunas, praias e o singular afloramento rochoso do substrato cristalino denominado Serrote.
Infra-estrutura
Em Jericoacoara existe uma pequena Vila que oferece hospedagem e restaurantes, em ambientes aconchegantes.    Fonte: Eco Viagem
 
 

 

   

   

   

   

   

   

   

   

   

   

   

 

Todas as fotos deste site  são de autoria de Antonio Alberto Q. Castro (Cidade de Tucuruí).