VIAGENS E IMAGENS 

images/navbar1x4.gif

 HOME  |  DESTINOS  |  QUEM SOMOS  |  CONTATO  |  DICAS
 
Principais destinos:
Belém
São Luis
Fortaleza
Natal
João Pessoa
Recife
Maceió
Aracaju
Salvador
Rio de Janeiro
São Paulo
Curitiba
Florianópolis
Porto Alegre
Belo Horizonte
Palmas
Brasília
Porto Velho
Vitoria e Vila Velha
Manaus
Boa Vista
 
Destinos Nacionais
 
Destinos Internacionais
 
Destino dos sonhos
 
Roteiros
 
Bate e Volta
 
Página inicial
 


MARIANA

Mariana, chamada de “berço da civilização mineira”, foi a 1ª capital, a 1º vila, a 1ª sede de bispado e a 1ª cidade de Minas Gerais. Hoje, é guardiã de uma importante parte do patrimônio cultural e histórico de Minas Gerais. Nada melhor do que andar por suas ruas para descobrir o discreto charme desta cidade setecentista através de seus casarões, cada um mais bonito que o outro.

A casa do Barão do Pontal, por exemplo, encanta a todo visitante com suas belas sacadas em pedra sabão. A Catedral da Sé e a Igreja de São Francisco de Assis guardam primorosos trabalhos da arte colonial mineira.
Como um local que ainda mantém grande tradição religiosa, algumas manifestações são marcantes e de suma importância para a comunidade: procissões, novenas, festas dos padroeiros, Semana Santa, Festa do Divino, Corpus Christi e Adoração do Santíssimo. Entre outras manifestações culturais típicas, Mariana mantém o Zé-Pereira da chácara e o Boi-da-manta, Congado, Malhação de Judas, Pastorinhas e Folia de Reis.
Os produtos caseiros são reconhecidos pela qualidade e podem ser encontrados nos diversos distritos e povoados, como doces, queijos, açucares, milho, quitandas e artesanato. Os destaques na produção variam conforme o lugar: Monsenhor Horta: cachaça. Camargos: sabão de coadra, doces, licores e artesantos. Furquim: goiabada, cachaça e artesanato em madeira, como gamelas, colheres de pau e pilões. Águas Claras: queijo e cachaça. Cachoeira do Brumado: arte, artesanato e cachaça. Bandeirantes: mel, leite e artesanato. Padre Viegas: tapetes de pita, bordados, crochês, taquara, esculturas em cedro e pinho. (Secretaria Municipal de Mariana) Enfim, se o roteiro é cultural, Mariana é ótima referência.
Texto: Governo de Minas Gerais
Aqui + fotos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   

 

Todas as fotos deste site  são de autoria de Antonio Alberto Q. Castro (Cidade de Tucuruí).