VIAGENS E IMAGENS 

images/navbar1x4.gif

 HOME  |  DESTINOS  |  QUEM SOMOS  |  CONTATO  |  DICAS
 
Principais destinos:
Belém
São Luis
Fortaleza
Natal
João Pessoa
Recife
Maceió
Aracaju
Salvador
Rio de Janeiro
São Paulo
Curitiba
Florianópolis
Porto Alegre
Belo Horizonte
Palmas
Brasília
Porto Velho
Vitoria e Vila Velha
Manaus
Boa Vista
 
Destinos Nacionais
 
Destinos Internacionais
 
Destino dos sonhos
 
Roteiros
 
Bate e Volta
 
Página inicial
 


PALMAS

 
A pedra fundamental de Palmas foi lançada no dia 20 de maio de 1989, dando início à construção da última cidade planejada do século. A capital definitiva do Estado do Tocantins foi instalada no dia 1º de janeiro de 1990 e os poderes constituídos foram transferidos da capital provisória, Miracema, para o plano diretor da nova cidade.
O nome Palmas foi escolhido em homenagem a Comarca de São João da Palma, sede do primeiro movimento separatista da região, instalada em 1809 na barra do rio Palma com o rio Paranã. O grande número de palmeiras, espécie nativa da região, foi outro fator que influenciou na escolha do nome.
Em apenas 14 anos de existência, a última cidade planejada do século, conta com mais de 160 mil habitantes e oferece uma boa qualidade de vida a seus moradores, com infra-estrutura básica. Setenta por cento das quadras habitadas já estão pavimentadas. O saneamento básico é levado a 70% da população e a água tratada a 98% dela. Em praticamente toda a cidade, há instalação de iluminação pública.
A cidade segue um plano diretor que privilegia as áreas verdes com espaços para o lazer. O meio ambiente recebe atenção especial da Prefeitura da capital do Tocantins. Preservar a natureza é a palavra-chave na cidade considerada uma das mais arborizadas do País. A produção anual é de um milhão e quinhentas mil mudas de plantas ornamentais, plantadas nos jardins, praças, canteiros e passeios públicos, distribuídos em toda a cidade.
A população pode desfrutar de várias opções de lazer gratuitamente. Desde praças, ao Parque Cesamar, um local para caminhar e manter a boa forma e também o Bosque dos Pioneiros, uma praça bastante arborizada, que abriga a feira de artesanato da cidade, aos domingos. A saúde é outro assunto que recebe atenção especial. Os programas desenvolvidos pelo governo no setor são voltados para a família e para toda a comunidade.
A cidade também é referência no tratamento de combate a várias doenças, entre elas a hanseníase. Os programas de vacinação infantil são realizados com bastante sucesso. A educação é um dos pontos altos da capital. O índice de evasão escolar gira em torno de 11% e a repetência em 6,12%. Não há falta de vagas. São 30 escolas que atendem os estudantes desde a pré-escola até a conclusão da formação acadêmica
Palmas desfruta de uma posição privilegiada, funcionando como um elo entre a região Norte e o restante do País. A cidade é localizada no coração do Brasil e é cercada pelas serras do Carmo, Lajeado e pelo rio Tocantins.
 
 

Memorial Luis Carlos Prestes

 


O que ver e fazer: Praia da Graciosa final da tarde e a noite, Praça dos Girassóis e arredores, Palácio Araguaia, Memorial Luís Carlos Prestes, Monumento 18 do Forte e Praia do Prata.


 

 

Portal Palácio Araguaia                                                                          Praça dos Girassóis            

 

Palácio Araguaia

 

Fonte Praça Girassóis                                                                       Memorial Luis Carlos Prestes

 

Memorial Luis Carlos Prestes

 

            Memorial Luis Carlos Prestes                                                Memorial 18 do Forte - Coluna Prestes

 

Memorial 18 do Forte - Coluna Prestes                                                               Palácio Araguaia                   

 

Assembléia Legislativa                                                                        Praça dos Girassóis

 

Memorial Luis Carlos Prestes                                                                                    Lagoa                    

 

Praia do Prata                                                                                        Praia da Graciosa

 

    Praia da Graciosa                                                                       Memorial Luis Carlos Prestes

 

 

Todas as fotos deste site  são de autoria de Antonio Alberto Q. Castro (Cidade de Tucuruí).