VIAGENS E IMAGENS 

images/navbar1x4.gif

 HOME  |  DESTINOS  |  QUEM SOMOS  |  CONTATO  |  DICAS
 
Principais destinos:
Belém
São Luis
Fortaleza
Natal
João Pessoa
Recife
Maceió
Aracaju
Salvador
Rio de Janeiro
São Paulo
Curitiba
Florianópolis
Porto Alegre
Belo Horizonte
Palmas
Brasília
Porto Velho
Vitoria e Vila Velha
Manaus
Boa Vista
 
Destinos Nacionais
 
Destinos Internacionais
 
Destino dos sonhos
 
Roteiros
 
Bate e Volta
 
Página inicial
 


SÃO JOÃO DEL REI

 
Os sinos dobram na Igreja das Mercês, de meia em meia hora. Isso é sinal de que São João del Rei vai ganhar um novo habitante. A cidade ainda mantém a bela e curiosa tradição colonial, a linguagem dos sinos. Assim, para as mais diversas ocasiões, os sinos dos templos de São João del Rei dobram e repicam. Eles dobram triste pelas almas, de júbilo no Natal e compenetrados à hora do Ângelus.
Atenta em conservar suas tradições seculares e dona de um dos mais belos patrimônios históricos de Minas Gerais, São João del Rei é, também, uma das mais agradáveis cidades históricas do Estado. As igrejas de Nossa Senhora do Pilar e de São Francisco de Assis estão entre os mais encantadores templos religiosos mineiros. Pelas ruas, belos exemplares do casario colonial, como o Solar dos Neves e dos Lustosa. E na mais bela estação ferroviária de Minas Gerais, através da Maria Fumaça que liga a cidade a Tiradentes, se embarca para uma deliciosa viagem pelo tempo.
Hoje, São João del Rei orgulha-se da sua tradição musical, seja pela linguagem dos sinos, seja pela música erudita tocada pelas duas orquestras setecentistas: a Ribeiro Bastos ou a Lira Sanjoanense. A cidade também possui a Sociedade de Concertos Sinfônicos e o Conservatório Estadual de Música. Desse amor pela música, talvez, é que São João possua um dos melhores e mais tradicionais carnavais das terras mineiras. Nos últimos anos, o Festival de Inverno de São João também dá peso ao seu calendário de eventos. Nele, torna-se visível a sensibilidade artística de seu povo e de muitos outros artistas regionais e nacionais que dele participam.
Além de sua importância econômica e artística, a cidade teve filhos de grande destaque na história de Minas: Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes , D. Bárbara Heliodora Guilhermina da Silveira e Dr. Tancredo de Almeida Neves.
Texto: Governo de Minas Gerais
 
 

 

 

 

 

 

 

   

 

 

 

 

Todas as fotos deste site  são de autoria de Antonio Alberto Q. Castro (Cidade de Tucuruí).